Como limpar piso encardido: dicas práticas para sua casa

Como limpar piso encardido: dicas práticas para sua casa

18 de julho de 2019 0 Por bonnax

Cada piso pede um tipo de limpeza diferente. Passar uma vassoura e um pano úmido é quase universal, mas alguns cuidados são necessários para que não se estrague determinado tipo de piso e manter sua beleza, sem encardir.

Algumas pessoas tem o costume de misturar os produtos de limpeza, como cloro, água sanitária e desinfetantes, e deixar o chão de molho. Isso pode ser fatídico para o piso e fazer com que ele se estrague mais facilmente.

De modo geral, evite sempre produtos muito fortes e siga as instruções de uso presentes nas embalagens.

Cerâmica ou porcelana

Existem produtos de limpeza específicos para aplicar em cerâmicas e porcelanas. A dica é ler os rótulos e  procurar aquele que é mais adequado  a sua situação. Esse piso permite o uso de produtos de limpeza específicos. Em cômodos como banheiro e cozinha, onde a presença de gorduras é uma constante, as misturas desengordurantes e desinfetantes são  ideais.

Para evitar o piso encardido, é importante uma limpeza pesada no piso. Para isso, misture detergente e água e aplique no piso com uma vassoura. É importante esfregar nos rejuntes, pois eles estão mais propícios a encardir. Em seguida tire a solução com um pano molhado e seque o piso com um pano úmido.

Madeira

A madeira traz a sensação de aconchego para a casa, mas requer um cuidado constante e atenção redobrada. Seja taco, madeira maciça ou parquet, nenhum deles pode ter muito contato com umidade, já que esta estraga a madeira, a deixa podre e com muitas manchas.

Por isso, sua limpeza deve ser feita mais vezes ao longo da semana, utilizando uma vassoura de pelo, com cerdas macias ou um aspirador de pó. Evite vassouras piaçavas!

Após varrer o ambiente, passe um pano úmido com água. Uma vez por semana você pode diluir na água um pouco de desinfetante específico para a área. Isso vai permitir uma limpeza mais profunda.

Em ambos os casos, o importante é secar bem. Por isso, utilize dois panos. Um úmido para limpar e um seco para retirar a umidade. Essa é a chave para limpar e não estragar o piso!

Como limpar piso encardido de pedra

Quando o revestimento é em pedra a superfície, por consequência, é mais porosa. Se a pedra for clara, fica muito mais fácil que ela fique encardida e perca toda a beleza e classe que esse piso pode dar a sua casa.

Utilizando apenas água e detergente neutro, procure escovar com um material de cerdas mais rígidas, dessa forma você consegue tirar sujeiras que acumulem sem utilizar produtos agressivos.