Detergente neutro ou sabão em barra: qual é o melhor?

Detergente neutro ou sabão em barra: qual é o melhor?

31 de julho de 2019 0 Por bonnax

Detergente neutro e sabão em barra: usos e principais diferenças

detergente neutro, como fazer sabão

O detergente é um produto líquido à base de derivados petroquímicos, que consegue quebrar as moléculas de gordura, fazendo com que seja possível removê-las dos objetos. A nomenclatura detergente neutro indica a ausência de aromatizantes – você já deve ter reparado que existe uma variedade de detergentes com aromas, não é mesmo?

O sabão em barra, por sua vez, é feito de óleos vegetais. Também consegue remover a gordura, mas não é indicado para a remoção de resíduos à base de ferro, magnésio e cálcio.  Limpar uma mancha de giz, por exemplo, pode ser mais fácil com detergente neutro do que com sabão. Entretanto, os detergentes, inclusive o neutro, causam grande impacto ambiental, principalmente quando comparado ao sabão de pedra.

Dentre todas as opções, a menos agressiva ao meio ambiente é o sabão de coco, que aliás não causa alergias a pele e também tem alto poder de limpeza.

Detergente neutro ou sabão caseiro?

detergente neutro, como fazer sabão, sabão caseiro

O sabão caseiro costuma ser feito de óleo vegetal e animal, provenientes de fritura. Isso é muito positivo, pois o óleo não deve ser despejado no esgoto já que pode causar entupimentos no encanamento, além de poluir a água e o solo.

O sabão caseiro à base de gordura é uma alternativa para driblar esse problema, além de ajudar a economizar o dinheiro gasto com a compra de detergente. Ele pode ser usado para lavar louças, outros utensílios de cozinha e até mesmo roupas. Também pode ser um aliado na limpeza pesada, como a da calçada.

Em resumo, o sabão pode ser usado como substituto do detergente, mas o contrário não é possível. Lavar uma calçada usando detergente exigirá uma grande quantidade de produto, por exemplo.

Outra dica importante: a temperatura da água pode facilitar a limpeza, ou seja, se possível, lave as louças com água quente para derreter a gordura.