Qual é a diferença entre água sanitária e alvejante

Qual é a diferença entre água sanitária e alvejante

21 de agosto de 2019 0 Por bonnax

A água sanitária e o alvejante têm em comum uma importante função, a sanitização, que nada mais é do que higienizar algo contra micro-organismos — seres invisíveis a olho nu (como bactérias e fungos), mas que trazem muitos problemas à saúde.

A seguir, mostramos as semelhanças e diferenças entre eles, suas outras funções e quais os cuidados para usá-los em segurança.

O que é água sanitária?

Trata-se de um líquido usado para eliminar micro-organismos de ambientes e também dos vegetais que consumimos. Sua constituição é de uma grande porcentagem de água e uma pequena concentração de cloro — em geral entre 2,0 e 2,5% — o ativo que mata os possíveis contaminantes das frutas e verduras e dos ambientes. O cloro pode vir na forma de hipoclorito de sódio puro ou misturado a cloreto de sódio.

O que é alvejante?

Diferentemente da água sanitária, o alvejante à base de cloro pode possuir em sua formulação, além do cloro, tensoativos (agentes formadores de espuma), fragrâncias e até corantes. Por isso, eles não podem ser usados para higienizar vegetais, portanto, seu uso se restringe a desinfetar e perfumar ambientes e, também, a alvejar roupas brancas.

Nota: a água sanitária também é um alvejante, já que ambos possuem cloro na mesma concentração e, assim, têm a capacidade de “alvejar” (ação de branquear), mas para efeito de legislação sanitária ela não deve ser assim denominada em seus rótulos.

Os alvejantes feitos com água oxigenada foram desenvolvidos para alvejarem as roupas com bem menos agressividade do que os feitos com cloro, além de poderem ser utilizados tanto em roupas brancas quanto em coloridas.

Quais são as principais diferenças entre eles?

As particularidades de ambos os produtos já foram explicadas acima, mas citamos reforçando suas diferenças resumidamente:

Água sanitária: feita exclusivamente com cloro e água, ela higieniza eficientemente as verduras e os vegetais e também deixa o ambiente livre de micro-organismos que causam doenças.

Alvejante com cloro: feito com água, cloro, aromatizantes e corantes, e higienizam os ambientes e alvejam roupas brancas.

Alvejante com água oxigenada: possuem os mesmos ativos do anterior, mas em vez de cloro, contêm a água oxigenada, que não danifica o tecido das roupas.

Quais são os cuidados para utilizar a água sanitária e o alvejante?

Você já entendeu que tanto a água sanitária quanto o alvejante representam importantes funções como potentes agentes higienizantes e branqueadores. Mas seu uso requer alguns cuidados:

Armazenamento

Assim como outros produtos de limpeza, não deixe ao alcance de crianças e de animais domésticos, pois se ingeridos, o cloro e os outros ativos de alvejantes pode causar sérios danos ao organismo.

Uso nos alimentos

Ao manusear produtos com cloro evite que eles entrem em contato com sua pele, pois podem causar irritações. Além disso, se caírem em suas roupas removerão a tinta do tecido, além de danificar suas fibras.

Ao usar a água sanitária na higienização dos vegetais, coloque uma pequena quantidade do produto, pois usando mais do que o recomendado os alimentos podem absorver o cloro e você e seus familiares podem ingerir hipoclorito de sódio sem saber.

A proporção ideal para uso em alimentos é a seguinte: para cada litro de água, adicione uma colher de sopa da água sanitária. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxágue em água limpa filtrada.

Uso nos ambientes

Aqui, o principal cuidado que se deve ter é: nunca misture alvejantes à base de cloro com outros produtos químicos, pois podem ocorrer reações químicas muito perigosas. Além disso, eles devem ser aplicados em ambientes ventilados (portas ou janelas abertas), para que você não respire o vapor desses produtos.

Outro cuidado é o de não manchar os tecidos de estofados e das roupas que você estiver usando no ato da aplicação do produto nos ambientes. Para usar esses produtos nos ambientes misture-os à água conforme instruções do fabricante.

Uso em tecidos

Ao aplicar esses produtos químicos para tirar manchas das roupas e dos panos de chão, siga as recomendações dos fabricantes (quanto ao uso direto nas manchas ou na máquina de lavar) para não prejudicar as fibras dos tecidos nem tampouco deixá-los amarelados.

Uso no combate ao Aedes aegypti

Com relação a esse importante uso, os cuidados são no sentido de evitar que os animais domésticos bebam a água clorada adicionada aos pratinhos de plantas ou de outros recipientes com a solução revelada a seguir.

Para eliminar os ovos e as larvas do mosquito que transmite várias doenças (dengue, zika, chicungunya e a forma urbana da febre amarela), acrescente 2,0 ml de água sanitária para em um litro de água e, em seguida, nos locais onde a infestação seja possível.